22 de ago. de 2013

CURIOSIDADES DO BATMAN DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS




O sucesso de Batman Arkham Asylum, Arkham City e Origins ressussitou o herói na indústria dos jogos eletrônicos. Os video games anteriores não tiveram muito apelo aos fãs que, na maioria, conhecem e gostam dos quadrinhos onde Batman nasceu pelas mãos de Bob Kane e Bill Finger (Frank Miller criou a versão atual de Batman). 





Se seu ressurgimento como ícone da cultura ocidental se deu por Tim Burton, quadrinhos ou games (não necessariamente nessa ordem), não importa. O que vale é ver o Cavaleiro Negro vivo e adaptado para o público de hoje. 






Batman é considerado um dos pilares da arte pop americana. Os netos dos primeiros leitores de comics do super-herói são os fãs da versão criada nos anos 80.






Com tanta história, tantos criadores, ilustradores e produtores, muitas informações passam despercebidas. Por isso, vão aí algumas curiosidades do Batman das HQ:


Quantos anos tem? 


Batman existe há 74 anos. Mas, nos quadrinhos, Bruce Wayne tem 25 anos quando retorna a Gotham City. Sua idade, hoje, nunca foi confirmada. Se seguíssemos uma cronologia realista, ele teria quase 50 anos. Não que isso seja impedimento, principalmente nos dias de hoje. Exemplo disso é o ator Hugh Jackman que recentemente interpretou Wolverine. Mas, que a idade de Bruce é mera especulação, isso é.


De onde surgiu a idéia de criar Batman?



Bob Kane foi contratado para criar um super-herói durante a Segunda Guerra Mundial, quando as histórias em quadrinhos e o rádio eram as únicas formas de entretenimento. A DC Comics queria um herói que complementasse Superman. Decidiram então humanizá-lo, atribuindo-lhe qualidades e defeitos e um passado triste.


Por que um morcego?




Kane uma vez viu um desenho de Leonardo Da Vinci chamado Ali Volanti (planador em italiano) e achou que parecia muito com um morcego. 
O fato de ter sido fã de Zorro na infância também contribuiu na sua criação. Lembrava que o mascarado saía de uma caverna montado num cavalo negro e foi daí que nasceu o bat-móvel.



Bruce Wayne é só Batman?




Logo que surgiu nos quadrinhos era Bat-Man, o detetive. Com o tempo foi ganhando outras facetas e hoje é também conhecido como Cavaleiro da Noite, Cavaleiro das Trevas, Homem Morcego, Cruzador Encapuzado, Detetive das Sombras e Dono da Noite. 


Batman sempre foi um sucesso?




Quando foi lançado em HQ foi sucesso imediato. Mas, quase foi cancelado duas vezes. Uma na década de 50 quando o psiquiatra Fredric Wertham escreveu o livro Sedução do Inocente no qual atacava a mídia, em particular as histórias em quadrinhos. Defendia que eram responsáveis pela violência e criminalidade. 


Sua teoria veio com tal força que o Congresso Nacional decidiu criar o Comic Magazine Association of America, um órgão que regulava e fazia a censura das publicações. Nessa década o herói foi transformado em cidadão modelo e perdeu sua popularidade. 



A DC Comics decidiu mudar o curso das aventuras de Batman e Robin que passaram a ter conteúdo fantástico, aproveitando o interesse do público pela ficção científica. E assim foi até quase metade dos anos sessenta. Mas, os leitores perderam o interesse e, de novo, cancelar Batman chegou a ser cogitado. 


Criar Robin, por quê?




Os fãs, de início, não entenderam por que Batman teria um aprendiz, ainda mais um adolescente. Foi Bill Finger, co-criador do super-herói, que teve a idéia de adicionar Robin para que fosse uma espécie de porta-voz dos pensamentos de Batman. 
Robin foi motivo de muitas discussões e nos anos 80, a DC Comics, em uma tentativa de tornar as histórias em quadrinhos mais interativas, fez uma votação por telefone. Robin teria morrido na explosão provocada por Coringa? A maioria respondeu que sim.


De onde veio o boato de que Batman e Robin eram gays?



Esse rumor veio de um dos argumentos do psiquiatra Fredric Wertham que associava a delinquência juvenil com as histórias em quadrinhos. Segundo ele, a Dupla Dinâmica era homossexual. Justificou sua alegação em trabalhos de terapia que conduzia em Nova Iorque, nos quais constatou que os indivíduos "sexualmente desajustados" liam Batman com frequência. Sobre isso Stan Lee diz: "Até aí todos também tomavam leite."


Quem era Alfred?



Ter um mordomo e morar em uma mansão eram sonhos de Kane. Além disso, Batman precisava de alguém para cuidar das coisas do dia-a-dia como todo mundo, afinal, não dava para humanizar um super-herói e deixar de lado o mundano. Nas primeiras edições, Alfred era Alfred Beagle, um inglês gordinho que queria ser um detetive. Só depois se tornou Alfred Pennyworth, o mordomo que amamos.


Três gerações e Batman ainda é conhecido no mundo inteiro, não só como super-herói, mas como produto da violência urbana. De um lado, o vingador antissocial, vulnerável e com uma história trágica, e de outro, um bilionário com artefatos muito legais e Alfred ao seu lado. Quem consegue resistir?



Por Tsu  Matsubara


3 comentários:

  1. muito bom a materia obrigado por proporciona essa materia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Siga o nosso blog com o aplicativo para Android lol etc. Obrigado

      Excluir
  2. amei fiz ate um trabalh0o dele manioioo

    ResponderExcluir