19 de ago. de 2013

JOGOS DE REFLEXÃO E SONHOS



Cloud

A Thatgamecompany é uma desenvolvedora independente de jogos voltados aos sentidos e experiências humanas. Criadora de games como FlOw e Flower, ganhou prêmios da British Academy of Film and Television Arts, Time Magazine, Playboy, Grammys, Bafta, IGN, entre outros. 


A empresa americana foi fundada em 2006, por dois estudantes da University of Southern California, com a idéia de produzir jogos que não fossem focados nos mecanismos da jogabilidade e sim nas emoções do jogador. "Provocar sensações é o princípio a partir do qual são criados os jogos", diz Kelee Santiago, presidente e co-fundadora da Thatgamecompany. 



A proposta inovadora de Cloud (para PC) foi bem recebida logo de início. E seguiu com três outros títulos: FlOw, Flower e um dos mais celebrados, Journey. 



As trilhas sonoras são partes essenciais para completar a forma artística com a qual são apresentados. Não há scores ou enredos elaborados. Não há tempo para passar as fases, por isso o jogador passa de cenário em cenário sem pressa, nas nuvens (Cloud), numa biosfera surreal (FlOw), na natureza (Flower) e no deserto (Journey).





A combinação do mundo, música e movimento envolve, emociona e surpreende. 

São ao todo quatro jogos:

Cloud



O primeiro título da Thatgamecompany, foi desenvolvido para PC e é gratuito. Nele, você é um menino que está preso a um leito de hospital e recorre à imaginação para se libertar. Com ele você sobrevoa a cidade, flutua entre as nuvens e enfrenta tempestades. O jogador precisar juntar  nuvens para passar de fase. Dá para fazer formas geométricas e desenhos.


FlOw -


FlOw

Segundo game da desenvolvedora, foi lançado para PS3 e PC. Nele você é um micro-organismo que navega pegando outros organismos, evoluindo e mergulhando no abismo. Funciona com DDA (Dynamic Difficulty Adjustment), sistema que usa algorítimos para personalizar a dificuldade de cada jogador conforme sua habilidade. Assim, suas escolhas vão determinar a evolução do organismo que controla. FlOw é um multiplayer de até 4 jogadores que, no PS3, usa SIXAXIS (controle sem fio do PS3) com sensor de movimento. Tem demo que aparece quando clicar em comprar. Preço aproximado: R$ 15.


Flower -


Flower

Lançado para PlayStation 3 e PS Vita somente para download, Flower custa em torno de R$ 17,50. O jogo começa num ambiente urbano para entrar no mundo onde a natureza é explorada em diversos cenários. Neste título ao invés de juntar nuvens, você colhe pétalas e abre botões de flores que encontra durante o percurso. Também utiliza o SIXAXIS e pode ser baixado no site da Sony Entertainment Network que disponibiliza o demo para quem quiser testar.  


Journey



A Thatgamecompany descreve Journey como uma parábola interativa. O personagem percorre o deserto, enfrentando tempestades de areia e passando por ruínas e cavernas para chegar a uma montanha. O tema desse título é mais filosófico e existencial, o protagonista tem um cachecol que vai se desfazendo e crescendo conforme voa. A trilha sonora do compositor Austin Wintory ganhou Grammy de melhor Soundtrack para mídia visual. A novidade desse título não está só no cenário e no tema, mas na interatividade peculiar que o jogo proporciona. Você pode se deparar com outro jogador não identificado com quem interage somente através de movimentos, depois de um tempo se vê sozinho novamente e assim vai. Disponível para download somente no PS3, também pode ser testado. 


Todos os elementos dos jogos, do cenário aos personagens, possibilitam infinitas interpretações que nos une como seres humanos e nos diferencia como indivíduos. Seja pelo amor à estética, ao diferente ou mera curiosidade, vale a pena conferir.  



Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário