14 de ago. de 2013

Mercado de jogos para celular e smartphones no Japão já supera o tradicional

Algo que vem sido discutido como tendência mundial já se tornou realidade no Japão: o mercado de games para celular superou os de console.

A informação vem do MCF (Mobile Content Forum) e foi traduzida pelo site Serkantoto. De acordo com a última pesquisa, o mercado de conteúdo mobile gerou, ao todo, 8.8 bilhões de dólares em 2012, sendo que os jogos representam mais de 5 bilhões, enquanto os títulos para consoles e portáteis ficaram em 4.6 bilhões de dólares.

Essa quantia representa um aumento de 23% em relação a 2011. No Japão, os feature phones (celulares mais simples) ainda são muito fortes, compondo quase metade de todo o valor (2.4 bilhões). Mas, não os confunda com os modelos encontrados no Brasil: lá, esses aparelhos possuem hardware poderoso e são capazes de rodarem jogos complexos em 3D.

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Tamanho do mercado de conteúdo mobile para feature phones; games rosa e roxo

Os smartphones também estão ganhando cada vez mais força no Japão. Os ganhos com conteúdo mobile, ainda que significativos, caíram 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os jogos sociais dominam e são baixados principalmente nas redes Mobage e GREE.

mobile-content-market-japan-smartphonesTamanho do mercado de conteúdo mobile para smartphones; games em azul

Parece que a tendência do aumento mercado de games para celular vem mesmo ameaçando a indústria de consoles. Mas, será que em breve vamos ter uma situação semelhante no Brasil?

Por  Rodrigo Russano Dias


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