23 de ago. de 2013

TOM CLANCY: ENTRE LIVROS E VIDEO GAMES




Se perguntarmos quem é Tom Clancy, a maioria das pessoas responderia escritor. Nenhuma surpresa, já que escreveu 16 Bestsellers, entre os quais: Patriot Games, Caçada ao Outubro Vermelho, A Soma de Todos os Medos e Perigo Real e Imediato, todos adaptados para o cinema. Mas, quem gosta de video games sabe que Tom Clancy é mais do que um escritor de sucesso, é também um dos fundadores da Red Storm Entertainment, mais tarde comprada pela Ubisoft.


Quando entrou na indústria de jogos eletrônicos em 1996, começou produzindo jogos para PC e ganhou reputação com Dominant Species, um dos primeiros 3D de estratégia em tempo real. Mas, foi a série Rainbow Six que o colocou de verdade no mercado. 



O perfeccionismo de Clancy é marca registrada que transparece nos detalhes de seus livros, por isso é chamado de pai do gênero techno-thriller. Como não podia de ser, seu perfil meticuloso está presente nos vídeogames.


Para abrir a Red Storm chamou o capitão de um submarino da Marinha Real Britânica, Doug Littlejohns, para ser seu sócio. Queria produzir jogos que proporcionassem uma experiência quase real aos jogadores. Rainbow Six 3: Raven Shield alavancou o Xbox Live que tinha acabado de sair. 

Raibow Six, o game, foi lançado antes do livro do mesmo título. Foi uma estratégia de marketing da desenvolvedora que primeiro havia batizado o jogo de Black Ops. Na ocasião, Tom Clancy estava terminando o romance, centrado em John Clark (outro personagem recorrente e conhecido como o lado negro de Jack Ryan). Por isso, o game e o livro não têm exatamente o mesmo enredo. 



No livro, Clark encabeça Rainbow Six, esquadrão secreto antiterrorista formada por outros agentes de países da OTAN. O grupo persegue terroristas pelo mundo inteiro, incluindo no Brasil. No game, a unidade Rainbow também investiga ataques terroistas, mas a ameaça maior é a possível epidemia de uma nova forma do vírus Ebola. 




O sucesso se repete com a franquia Splinter Cell, lançada em 2002, com seis títulos dos quais o mais novo é Tom Clancy's Splinter Cell: Blacklist (veja abaixo o trailer oficial com a música de J. Cole) (2013). O livro foi publicado dois anos depois e, curiosamente não foi escrito por Clancy. O autor, Raymond Benson, usa o pseudônimo David Michaels para o romance de ficção da editora Penguin. Para quem não sabe, Raymond Benson é autor da série James Bond entre 1997 e 2005.




Tanto os livros quanto os jogos que levam seu nome, precisam ser autorizados por Clancy depois de detalhada avaliação. Porém, o autor admite que as adaptações de seus livros para o cinema tomaram rumos diferentes e chega a dizer que diretores são como deuses em Hollywood. 




Splinter Cell é considerado um dos carros chefes da Ubisoft, confirmando que o escritor não empresta seu nome para qualquer projeto. Splinter Cell: Blacklist foi lançado no dia 20 de agosto para Xbox 360, PC, Wii U e PlayStation 3.

Tom Clancy prova que o nome é o nosso maior bem. 


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário