24 de set. de 2013

9 MARCAS FAMOSAS QUE FIZERAM PROPAGANDA EM VIDEO GAMES

Desde a década de 80, muitas marcas patrocinaram ou pagaram por um espaço nos jogos eletrônicos. Separamos alguns dos casos mais famosos e memoráveis dessas propagandas:


Need for Speed Underground 2 (Burguer King)

Não sei exatamente o que hambúrgueres têm haver com corrida e carros tunados, apenas sei que lembro muito bem dos outdoors por todas as partes da cidade. Querendo ou não, a propaganda funcionou, afinal me lembro até hoje: 






Teenage Mutant Ninja Turttles 2 - The Arcade Game (Pizza Hut)

As tartarugas comiam pizza no desenho animado, logo, nada melhor do que fazer propaganda de pizzaria dentro do jogo. Como pode ser visto na imagem abaixo, muitas placas com o logo e nome da marca estavam presentes no game:




MC Kids (McDonald's)

Dá para notar que as empresas de fast food adoram fazer propagandas dentro de jogos eletrônicos, entretanto o Mc Donald's foi adiante e lançou o próprio jogo cujo enredo, estética e personagens são baseados na imagem empresarial do restaurante: 




Cool Spot (7-UP)

Em Cool Spot o jogador controlava uma tampa de garrafa 7-UP (mascote da empresa). O jogo não possuía um enredo, o jogador apenas precisava passar os estágios e coletar alguns itens escondidos, que não eram obrigatórios para terminar o jogo:



  
Yo! Noid (Domino's Pizza)

Mais uma empresa fast food com jogo próprio. Yo Noid era o mascote da Domino's, criado especialmente para ser vinculado aos jogos eletrônicos. Apesar de ser um jogo de plataforma que tinha tudo para dar errado, é muito bom, com ótimos gráficos, gameplay sólido e alta dificuldade.





Doritos Crash Curse 1 e 2 (Elma Chips)

Disponível para Xbox 360, ambos são jogos de plataforma semelhantes às gincanas que podem ser assistidas na TV durante o domingo à tarde. Tratam-se de jogos casuais cuja diversão reside em passar o tempo dando risada com os amigos:




Global Gladiators (McDonald's)

E novamente temos o McDonald's fazendo um jogo da própria marca. Desta vez para o Mega Drive. É um jogo de plataforma no estilo Mc Kids, só que ambos os personagens atiram no estilo Mega Man:





Sim City (Nissan)

Sim, finalmente uma empresa que não vende algo de comer! Talvez as corporações acreditem que os gamers sejam grandes comilões que passam horas na frente de uma tela jogando. A EA Games lançou um DLC (conteúdo extra adquirido por download) da Nissan, que consiste em posto para carros elétricos. Tal posto melhora o índice de créditos de carbono de sua cidade, além de deixar os moradores felizes: 







Hot Shots Golf (Coca Cola)

Em Hot Shots Golf para PSP os personagens comemoram com Coca-Cola na mão, banners e outdoors aparecem em muitas partes do game: 










Por  Felipe Atkocius


5 comentários:

  1. simples ! ! ! !...são os patrocinadores dos jogos ! ! ! ...será que nunca ninguém percebeu isso???????????????????????????...BANDO DE NUB ! ! ! ! ! ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc leu o post direito? Naun tem pergunta! Eh soh um lista, tá maluco?

      Excluir
  2. fora q TODOS os games de corrida, de alguma forma, fazem comercial de carros, acessorios, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato! Antes poucas marcas eram licenciadas, depois de Gran Turismo 2 as próprias companhias começaram a se interessar em marketing através de jogos de corrida, tais como Forza, Need For Speed, Test Drive etc.

      Excluir
  3. Faltou o mais excraxado de todos o PEPSIMAN do psone!

    ResponderExcluir