22 de set. de 2013

A LÓGICA POR TRÁS DE FINAL FIGHT

Houve um tempo em que Jean-Claude Van Damme reinava nos cinemas. Era um momento em que se lutava contra o tráfico de drogas, com os próprios punhos em um torneio de artes marciais (O.K, esse enredo não tem sentido algum!). Hoje me lembrei do jogo Final Fight, com sua estória um tanto oitentista, consequentemente, levantarei neste texto os pontos mais peculiares desta pérola dos jogos eletrônicos. 

Apesar da semelhança, o cara de bigode não é o Freddie Mercury


1989 era o ano em que Final Fight chegava às maquinas de arcade e um ano depois no Super Nintendo (SNES). Tratava-se de um jogo no estilo Beat'em Up, que consiste em andar e socar todos inimigos que aparecem na tela. Este gênero atingiu seu auge no inicio da década de 1990 e viu seu declínio no final dessa década. Final Fight é um dos ícones deste segmento, devido a sua qualidade permanece interessante atualmente, isto é, estamos falando de um clássico.






O jogo se passa em Metro City, uma cidade fictícia inspirada em Nova York, que assolada pelo crime organizado e a corrupção. O prefeito da cidade, o ex-campeão mundial de luta Mike Haggar, cansado dessa situação, decide combater esses crimes de forma mais intensa. Não contente com a atuação do prefeito, o líder da gangue Mad Gear ordena que sequestrem sua filha (Jessica) a fim de chantageá-lo a desistir da sua luta contra o crime organizado. Haggar não desiste, ao contrário, opta por combater o crime de forma mais ativa, isto é, tirando a camisa e descendo a porrada em todo mundo. Mas, não faz isso sozinho, o namorado de Jessica, Cody, e seu melhor amigo Guy vão juntos.




O jogo possui seis estágios, cada um com um líder de gangue a ser enfrentado no final. O prefeito e seus amigos iniciam sua busca nas favelas da cidade, local onde encontram e enchem DAMND (o sequestrador de Jéssica) de porrada. Porém, o vilão já havia entregue a filha do prefeito para o chefão da máfia.



Me assusta o fato de DAMND ainda ter todos os dentes

Então os heróis decidem pegar o metrô (como se o prefeito não tivesse um carro), que está tomado por marginais. No final do estágio, a composição pára e os heróis entram em um clube da luta nos subterrâneos do metrô. No ringue, enfrentam Sodom, um samurai. O.K. gente, Metro City é nos Estados Unidos, por que diabos um samurai seria líder de um grupo de bandidos fantasiados de punks? E ainda mais, por que estaria em um clube da luta subterrâneo no meio dos trilhos?



SODOM, o samurai líder de gangue!





Se isso tudo já não tem sentido para você, fique calmo, agora veremos menos sentido ainda. Tem início um estágio bônus cujo o objetivo é quebrar um carro na pancada. Talvez o dono do carro não tenha pago os impostos e por esse motivo o prefeito decidiu destruí-lo como punição.


Oh my car! E as lagrimas escorrem.



Na sequêcia, Haggar e turma vão para West Side, local onde as casas noturnas estão concentradas. Lá espancam todos os baladeiros de plantão e enfrentam um policial corrupto, EDI E. Depois eles adentram a Zona Industrial e enfrentam, Rollento, um militar desertor. Então o jogador encontra mais um estágio bônus "Break the Glass" (Quebre o Vidro), sim isso mesmo, o objetivo do estágio e quebrar todos os vidros de uma fábrica. Talvez a fábrica também não tenha pago os impostos:


   


No quinto estágio,Haggar, Guy e Cody enfrentam Abigail, que apesar de ter nome de mulher é um cara grande e parrudo. A decisão fica mesmo na sexta fase, na qual Jessica finalmente é resgatada. Nessa altura espera-se um chefão da máfia forte e vistoso, pelo contrario, Belger é deficiente físico e necessita de uma cadeira de rodas para se locomover, logo o jogador termina o jogo espancando uma pessoa com mobilidade reduzida.


Belger em sua cadeira de rodas

Final Fight é um excelente jogo e é interessante lembrar de sua estória. Na época em que fora lançado sequer pensávamos se tudo fazia sentido ou não, já que o legal mesmo era bater em todo mundo e salvar a menina da máfia. Hoje sabemos que o prefeito Mike Haggar quebra carros e destrói espelhos, ao mesmo tempo que a máfia recruta um samurai que lidera um clube da luta no subterrâneo do metrô. Enredo de bom nível como este só em Far Cry 3 Blood Dragon.


Por  Felipe Atkocius


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