10 de set. de 2013

FARMVILLE: A MENINA DOS OLHOS DO ZYNGA





FarmVille foi desenvolvido para o Facebook em 2009 e apesar de não ter o mesmo número de "fazendeiros" como nos primeiros anos, ainda está entre os dez mais jogados no Facebook. Em dado momento, a empresa computou cerca de 800 mil pessoas online, plantando, colhendo e cuidando dos animais. 


Foi considerado um dos games mais viciantes de todos os tempos, entrando para a lista das 50 piores invenções da revista Time. Mas, o que faz milhões de jogadores do mundo inteiro passarem horas cuidando de uma fazenda?

Um dos atrativos na ocasião era ser gratuito. Não havia muitos jogos disponíveis no FB e a idéia de se socializar jogando com seus amigos online era inovadora. De repente, todo mundo mandava convite para todo mundo e os posts na página principal ficavam lotados de coisas do FV (naquela época não dava para filtrar o que aparecia no seu mural). 



Alguns começaram a jogar por pura curiosidade e outros para ajudar os que já eram fazendeiros. O fato é que virou uma febre tão intensa que as pessoas passaram a adicionar amigos só por causa do jogo.

A maior parte do seu público não é gamer, raramente usa o console e tem entre 30 e 60 anos. Mais democrático, impossível. Embora seja cartunizado, não é destinado só aos homens ou às mulheres. Isso porque dá liberdade para escolher o que fazer.



Você começa com um pedaço de terra que precisa cultivar, arando, semeando e colhendo. Frutas e verduras variam conforme o período que levam entre o plantio e a colheita, por exemplo, morangos demoram 4 horas e batatas, três dias. A possibilidade de se programar fez muita gente pensar que podia jogar só de vez em quando. Poder até podia, mas acabava se envolvendo no crescimento da fazenda e quando percebia, não só jogava todos os dias, mas passava horas cuidando da sua propriedade.


De sitiante, passa a ser fazendeiro e vira até latinfundiário na agricultura e na pecuária. Conforme vai juntando dinheiro, pode comprar mais terreno, árvores e animais para aumentar sua produção. Além disso, pode adquirir imóveis como casas, galpões, garagens e itens de decoração para personalizar sua área rural. Isso era no começo.



Hoje o FarmVille disponibiliza 13 fazendas com temas diferentes que vão da tradicional ao celestial. Existe uma gama imensa de animais e árvores que vão do possível (macieira) ao impossível (árvore de algodão doce). Missões foram introduzidas que, embora não sejam obrigatórias, premiam os jogadores com itens exclusivos. Na lojinha você pode comprar o que quiser se tiver FV Cash (que só adquire com cartão de crédito ou um por nível, até o 200). 



Para facilitar a vida, existem tratores, semeadoras e colhedoras ou veículos multifuncionais. Para as árvores e animais há arboristas e farmhands que permitem resolver tudo num clique só. Uma diversão só, sem muito trabalho. Ledo engano. Cuidar de todas as fazendas, animais e árvores, completar as missões, fabricar vinho, pães, entre outras coisas, leva em média de quatro a cinco horas por dia, isso se não houver nenhuma queda do sistema.



O Zynga começou a perder parte do público quando passou a "empurrar" coisas que só podiam ser compradas. Muita gente se sentiu enganada e parou de jogar. Depois, perdeu outro tanto quando a queda de sistema ficou diária, gerando frustração e reclamações em massa no SAC da empresa. E, mais recentemente, desistimulou até os mais veteranos com a sobrecarga de coisas a fazer. 

Com todos esses problemas, a fórmula que se mostrou perfeita, parece estar precisando de ajustes para manter o público interessado e disposto a continuar a vida de fazendeiro virtual. Mesmo assim, o jogo não deixa de ser envolvente se você se concentrar só naquilo que gosta mais. Ignore os avisos de que os prazos para cumprir as missões estão encerrando e as chamadas para fazendas com outros temas.


Entre tantas tarefas, é fácil esquecer que o jogo é livre. Dá para ser só criador de gado, colecionador de placas de master, puro fazendeiro ou decorador. Uma vez decidido quanto tempo pode e quer gastar no FarmVille, deixa de ser uma obrigação para ser o que deveria desde o começo, uma distração.


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário