9 de set. de 2013

FIFA 14: O QUE MELHOROU DESDE QUE A SÉRIE SURGIU





A Eletronics Arts (Sims e Battlefield) vai lançar FIFA 14 no dia 26 de setembro no Brasil. Todos os anos desde 1993, a série ganha mais um título, acrescentando novos jogadores, times e campeonatos. David Rutter da EA Sports promete que a versão para Xbox One e PlayStation 4 não vai decepcionar os fãs do jogo.

Os desenvolvedores de FIFA precisam manter o público interessado e, para isso, incluem jogadores e times, melhoram o gameplay ou introduzem alguma novidade no mecanismo do jogo. Apesar de ser tarefa desafiadora, a franquia tem mostrado consistência e diversidade.

FIFA 94


FIFA 14


De FIFA International Soccer (94) ao FIFA 13, a diferença na qualidade dos gráficos, jogabilidade e fidelidade dos fatos é significativa. O primeiro, também conhecido como FIFA 94, chegou para dez plataformas e com a visão isométrica, onde o posicionamento da câmera permite uma simulação 3D em um jogo 2D. Hoje, parece mesmo que você está em Wembley, driblando, tomando falta e fazendo um gol. 

O realismo que é exigido vai além dos gráficos, é preciso retratar fielmente a história do futebol, suas lendas e times. O que começou com "bonecos" sem identidade e uma lista limitada de times americanos, passou a ter jogadores de verdade, seus respectivos times, uniformes e jeitos de jogar. 



Mas, isso não aconteceu do dia para noite, a EA tropeçou nesse quesito, principalmente com erros de arbitragem e inclusão de jogadores aposentados como se fossem ativos. Os emblemas eram similares, mas não iguais porque não tinham licença, os estádios eram fictícios e nem todas as regras do futebol eram implementadas (o impedimento surgiu apenas em FIFA 98). O próximo lançamento vai ter 40 lendas do futebol como Pelé e Van Basten e as séries A e B do Futebol Brasileiro.




A decisão de incluir um jogador na lista da franquia segue os termos do contrato com a FIFA e a política comercial da produtora, por isso não é a qualidade do profissional que vai determinar se será uma das opções do jogo. Maradona, por exemplo, não está entre as lendas. Além disso, concorrentes como o Pro Evolution também entram para a disputa e, na nova versão garantiu a participação dos comentaristas Silvio Luiz e Mauro Beting.




A evolução mais evidente é a dos gráficos, da aparência física dos jogadores aos detalhes do campo e dos estádios, as imagens estão cada vez melhores e mais realistas. Em FIFA 14 a iluminação e os ângulos são fielmente reproduzidos e, na arquibancada, dá para distinguir torcedores individuais que reagem a cada lance decisivo. Tem até telão com o replay das jogadas mais importantes.

O gameplay (trailer oficial abaixo) não é tão complicado quanto aparenta, afinal, trocar de jogador para driblar, marcar, recuperar e chutar antes que o jogo vire, faz o marinheiro de primeira viagem desistir antes de começar. O controle te ajuda a direcionar a bola com a força certa. Quando ganhar mais experiência pode mudar as configurações para tentar jogadas mais ousadas como chapéu, assistência, carrinho e gol de cabeça.




FIFA 14 introduz o sistema de lealdade pelo qual quanto mais experiência o jogador ganha, mais leal ele fica ao time (nesse ponto a realidade é um pouco diferente) e melhor a interação com os outros, aumentando a performance do time. A versão multiplayer trouxe o single match de FIFA 12 de volta, assim dá para testar um time sem perder pontos no campeonato que já está participando. No leilão vai ser possível fazer uma simulação das habilidades que vão ser mais úteis para você. 



Existem múltiplas escolhas de jogabilidade. Os campeonatos são missões que envolvem a briga pelo título e, algumas vezes, a melhora da classificação passando da segunda para a primeira divisão (neste lançamento o Palmeiras está na série B). Formar o Ultimate Team obtendo as melhores estatísticas como número de passes certos, chutes ao gol, ataques e defesas. Ou pode simplesmente treinar ou seguir uma carreira.

O bom do jogo é poder ser craque sem ser atleta, contratar jogadores sem pagar passes milionários e quem sabe, fazer um gol como o de Maradona em 86 contra a Inglaterra. A desvantagem é que ganhar a taça e ser considerado o melhor jogador do mundo não vai te render nada. Mas, vale a diversão.


Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário