5 de set. de 2013

VOCÊ É NERD, GEEK, CURIOSO OU TODAS AS ALTERNATIVAS?





Todo mundo fala de geeks e nerds, mas poucas pessoas sabem a diferença entre eles. Nem todo nerd é geek e nem todo geek é nerd, embora existam os nerd geeks e geek nerds. Então qual é um e qual é outro?


A semântica mudou muito e muito rápido. Tanto assim que alguns dicionários ainda não modificaram os verbetes, desagradando geeks e nerds mundo afora. O dicionário Oxford é um deles. De acordo com ele: geek é "pessoa impopular e socialmente inapta", "entusiasta conhecedor e obssessivo: computer geek"Nerd é "pessoa tola ou desprezada que não tem habilidade social ou é tediosamente estudiosa"



Mas, outros como Merriam-Webster atualizaram suas definições: geek é "artista de circo referido como maluco cujo número incluía arrancar a cabeça de uma galinha ou cobra com a boca", "alguém inteligente de quem não se gosta" e a mais nova inclusão: "um entusiasta ou expert em tecnologia". Nerd é "alguém sem estilo ou atrativos com dificuldade de se socializar" e "extremamente devoto aos assuntos intelectuais ou acadêmicos"

Se você não concorda com essas definições, não é o único. Já existem projetos, protestos, sugestões e críticas de profissionais da área de jornalismo, tecnologia e sociologia para que sejam compatíveis com o emprego atual.

Enquanto isso não ocorre de forma satisfatória, declarar-se geek ou nerd (ou os dois ao mesmo tempo) é coisa comum na internet. Natalie Portman foi considerada pela revista americana Complex, uma das mais belas geeks do mundo. Além de bonita é poliglota e formada pela Harvard em psicologia, jornalismo e ciências políticas. 




Recentemente, o cientista e engenheiro de software Bur Settles, coletou dados do Twitter para elaborar um gráfico (abaixo) detalhando a diferença entre geeks e nerds. E disse: "em termos gerais, parece-me que palavras geek são mais relacionadas com coisas enquanto as palavras nerd, às idéias. Geeks são fãs e fãs colecionam coisas, nerds são praticantes, e praticantes brincam com idéias. Claro que geeks podem colecionar idéias e nerds podem brincar com coisas também".  

Autoria: Bur Settles. http://news.cnet.com/8301-17938_105-57591390-1/at-last-science-draws-a-line-between-geeks-and-nerds/


O autor do livro American Nerd: The story of My People, Ben Nugent, define geek como "alguém que é quase excessivamente entendedor de determinado assunto". David X. Cohen, um dos criadores de Futurama se sente ofendido quando é chamado de geek porque é um nerd assumido. Para ele o nerd cria e melhora uma idéia ou um conceito.
David X. Cohen

Séries de TV, filmes e HQ tem seus geeks e seus nerds. Os primeiros são mais do que fãs, sabem tudo a respeito, da história aos últimos acontecimentos, colecionam de canecas a camisetas autografadas e certamente sabem a cor do tapete da cena tal em que o personagem tal falava tal coisa. Os nerds já elaboram teorias por trás do enredo, criam finais alternativos, pensam em elementos para melhorar aquilo que admiram. 



Na ausência de definições certas e universais, as palavras geek e nerd são usadas conforme a percepção de cada um, principalmente porque têm como fundamentos a cultura pop e o avanço da tecnologia. 

Seja você um geek, um nerd ou apenas um curioso, dois conselhos:

1- Na dúvida é melhor não chamar ninguém assim. A linha entre o elogio e a ofensa é extremamente tênue.

2- Não inicie o debate da diferença entre um e outro, a não ser que não tenha nada melhor para fazer nos dias seguintes.


Por Tsu  Matsubara


2 comentários: