2 de out. de 2013

OS 5 CULTOS MAIS BIZARROS E ESTRANHOS DOS VIDEO GAMES



Cthulhu ainda é mestre em temos de cultos


Nos video games muitas religiões e crenças fictícias são apresentadas de forma a dar corpo ao enredo. E muitas vezes, chegam a ser centrais dentro da estória do jogo. Considerando este fato pertinente na vida gamistica, separei alguns dos cultos mais bizarros e marcantes:


1. Los Iluminados (Resident Evil 4)


El simbolo del Los Iluminados

A filha do Presidente dos Estado Unidos é sequestrada por Zumbis mexicanos e para resolver o problema, ele manda um agente especial armado com uma pistola e 10 balas, que enredo! Os mexicanos (sim, nós sabemos que eles são espanhóis) têm um culto chamado Los iluminados que acredita que o parasita chamado "Las Plaguas" é divino e por conta disso, devem entregar seu corpo e alma a ele como forma de devoção e fé. Resumindo, virar zumbi é a salvação.

Isso, lançar um foguete dentro de ambientes fechados é uma solução viável



2. Unitology (Dead Space)


Não adianta, todo cartaz de propaganda passa uma boa imagem

A Unitology acredita que os seres humanos foram criados por aliens de caráter divino e, por isso, irão se unir a eles no paraíso após a morte. Todo esse processo ocorreria através do artefato alienígena chamado "The Marker" que pode ser interpretado como a transformação e o renascimento do ser na vida eterna. Seria bonito se o Marker não causasse alucinações nas pessoas, que começam a se matar. A parte mais interessante é que o tecido morto dos corpos começam a se unir de forma a criar monstros, que a princípio aparentam ser zumbis.


Este é o resultado final da união entre os seres




3. Children of the Aton (Fallout 3)


Não é porque a pedra é colorida e brilha no escuro que você pode pegar!

Nem todas as bombas que caem explodem e isso inclui as nucleares. A primeira vez que visitei a cidade de Megaton no Fallout 3, uma coisa me chamou a atenção, o que um cara fazia em pé com água radioativa até os joelhos, gritando ao lado de uma bomba nuclear?

Olhar esta foto me deu câncer

Pois bem, Children of the Atom é a religião que diz que todo átomo é um universo e quando uma fissão nuclear ocorre, milhares de universos surgem em escala menor. A única coisa que consigo entender a partir disso é que o átomo deve ser a sementinha da discórdia.



4. Mythic Dawn (Elder Scrolls IV: Oblivion)


Símbolo da Mythic Dawn

Este tipo de culto pode ser julgado como o típico durante a Idade Média. Mythic Dawn tem como objetivo trazer o demônio Mehrunes Dagon (príncipe da destruição) para o plano terrestre. Mankar Camoran, líder e sarcedote supremo da Mythic Dawn, tem a brilhante idéia de assassinar o imperador e todos os seus descendentes e em sequência abrir diversos portais para o "Oblivion", que seria o inferno do jogo.

Portal para o "Oblivion"



5. The Cthulhu Cult (Call of Cthulhu - Dark Corners of the Earth)



Este cidadão teve seus órgãos retirados que estão funcionando em recipientes ligados ao corpo através de tubos

O culto do Cthulhu é tão bom que o personagem principal inicia o jogo com uma tentativa de suicídio. Digo que ele inicia o jogo porque todos os eventos são narrados por ele, ou seja, tudo já aconteceu e ele já se ferrou mesmo. A estória se passa em Innsmouth, que é dominada por um culto secreto aos forasteiros, pois ninguém viaja até lá. Sua missão é investigar um desaparecimento, entretanto em jogos deste tipo ninguém desaparece por um simples assassinato. Diferentemente dos outros cultos aqui apresentados, o culto do Cthulhu venera e acredita em coisas reais e por esta razão, o personagem fica louco e tenta o suicídio no inicio do jogo.



A cidade inteira já estava condenada mesmo







Por  Felipe Atkocius



11 comentários:

  1. Faltou o happy happism do earthbound xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Earthbound é um jogo que eu nunca joguei e deveria ter jogado. Valeu pela dica!

      Excluir
    2. Cara, você desenterrou esse hein? Rsrs. Me lembro dessa parte do jogo. Rs

      Excluir
  2. Outro que passou despercebido foi o culto lá do siltent hilll....pura noia aquilo lá

    ResponderExcluir
  3. E o culto à rainha de Tomb Raider 2013? Aquilo foi medonho.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a Mythic Dawn: Os motivos do culto não são tão simples; Mehrunes Dagon não é um demônio e oblivion não é o inferno (embora sejam parecidos fisicamente); matar o imperador e filhos não é uma ideia brilhante, é uma obrigação (imperador + amulet of kings = impossível abrir portais para o plano de Dagon)

    ResponderExcluir
  5. Faltou os cultos do SILENT HILL!!! Jogo mestre dos arrepios (sem contar RE1 e RE3)!
    Andar sozinho numa cidade que muda o tempo todo, que é controlada por uma criança que foi "quase" morta num culto, muita viagem...

    ResponderExcluir
  6. starcraft é o jogo mais religioso de todos.

    ResponderExcluir
  7. Passei só pra ver se Los Iluminados estariam aqui.
    Tudo certinho :D

    ResponderExcluir
  8. A religião presente no novo tomb raider!!

    ResponderExcluir