28 de ago. de 2013

LIBERTE O SERIAL KILLER DENTRO DE VOCÊ (NOS VIDEO GAMES, É CLARO!)



Quem não conhece Jack o Estripador, Ted Bundy, David Berkowitz (Filho de Sam), Charles Manson e o Maníaco do Parque? Se há livros e filmes sobre o assunto, por que não video games?



Serial Killer de Crimson King

No jogo Serial Killer de Crimson King, o jogador era o próprio serial killer. Foi matéria da revista americana Examiner e muito procurado na internet. Até que...descobriu-se que Crimson era um nome fictício. O jogo havia sido inventado por universitários para levantar dados para um projeto. 

Ao contrário da crença popular, nem todos serial killers são psicopatas e vice-versa. Alguns psicopatas não são violentos e talvez você conheça um e nem saiba disso. 

Por causa dos filmes, séries de TV e outros veículos da mídia, a idéia do que é um assassino serial é equivocada. O governo americano define (Lei de Proteção da Criança contra Predadores de 1998):

"O termo assassinatos em série significa uma série de três ou mais mortes,…, têm características comuns que sugerem a possibilidade razoável que tenham sido cometidos pela mesma pessoa ou pessoas".

O BAU do FBI (sim, o mesmo da série Criminal Minds) discutiu, no Simpósio do Serial Killer, os parâmetros a serem seguidos para análise de homicídios e chegou à conclusão que dois assassinatos são suficientes para caracterizar um crime serial desde que fossem cometidos pela mesma pessoa (ou pessoas) em ocasiões diferentes. As motivações podem ser monetárias, sexuais ou emocionais.

Portanto, muitos dos jogos considerados de serial killers são, na verdade, de mistério, investigação ou suspense. 

Os games de serial killer (como definido pelo FBI) e lançados desde 2001 são: 


es (2001)

Filme interativo da Sega no qual o governo japonês financia um projeto que tenta extrair a memória de um serial killer e colocá-la em outra pessoa. O enredo é parecido com o filme A Cela  estreado por Jennifer Lopez. Foi desenvolvido para a plataforma Dreamcast (Sega) e, infelizmente, só encontrado em sites que comercializam semi-novos. Depois que fechou suas portas, a Sonic vendeu a franquia Sonic para a Nintendo. Quem sabe o es seja desenvolvido para outras plataformas por outra produtora.



Condemned: Criminal Origins (2005) 



Jogo de tiro na primeira pessoa no estilo melee (jogador pode pegar objetos do cenário para usar como arma) para Xbox 360 e PC. É um thriller psicológico de horror com fases de investigação. O protagonista principal é Ethan Thomas, um agente da SCU (Unidade de Crimes em Série do FBI) que tem visões paranormais e precisa deter um serial killer que mata serial killers



Still Life (2005) - Criado pela Microïds para PC (CD), o jogo na terceira pessoa é um drama de mistério no qual a protagonista principal, Victoria McPherson, é uma agente do FBI que investiga um serial killer em Chicago








Condemned 2: Bloodshot (2008) 




Começa 11 meses depois do primeiro da série, quando Ethan Thomaz é um alcoólatra e não faz mais parte do FBI. Chamado de volta pelo SCU, investiga a morte de Malcolm Vanhorn (personagem do título anterior). Serial Killer X reaparece matando membros da organização secreta The Oro. O gameplay é similar ao anterior com a possibilidade adicional de combate corpo a corpo. Foi desenvolvido pela Monolith e produzido pela Sega. Disponível para PlayStation 3 e Xbox 360



Shin Megami Tensei: Persona 4 (2008)




A série Persona é um spin-off da franquia Shin Megami Tensei. Em Persona 4 os personagens viajam entre o mundo real e o que fica dentro da TV. Os estudantes invocam personas (suas sombras no mundo paralelo) para tentar resolver uma série de crimes que ocorre em uma pequena cidade do Japão nos dias de hoje. Só há um culpado e a escolha do jogador vai definir o final desse RPG do tipo simulador. O jogo foi desenvolvido pela Atlus para PlayStation 2 e PlayStation Vita



Heavy Rain (2009) 




Um dos jogos de serial killer que mais recebeu avaliações positivas, tanto pelo enredo quanto pela jogabilidade. Os gráficos foram especialmente elogiados pelo realismo das expressões faciais e movimentos dos personagens. Seguem a mesma base da tecnologia utilizada por Beyond: Two Souls. Nesse game de ação e aventura interativo na terceira pessoa, o jogador controla diversos personagens dependendo da cena. Ethan Mars perde um filho em um atropelamento e dois anos depois, seu segundo filho desaparece. O enredo gira em torno de um serial killer conhecido como Origami Killier. O game, produzido pela Sony, é exclusivo para PlayStation 3.


Saw: The Video Game (2009)




Os criadores do filme Saw - Enigma Mortal fizeram um enredo especialmente para o jogo da Konami. O detetive David Tapp (no filme interpretado por Dany Glover) é sequestrado pelo Jigsaw Killer e preso num hospício. O jogador passa por armadilhas e pessoas que querem matá-lo. Os cenários foram construídos no mesmo estilo do filme, mas os obstáculos são diferentes. O gameplay de sobrevivência na terceira pessoa tem finais alternativos, tiro e combates corpo a corpo. Foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC (Windows).


Still Life 2 (2009)




Com a mesma protagonista do título anterior, o jogador investiga homicídios cometidos pelo East Coast Killer (assassino da Costa Leste). É possível jogar com duas personagens, Victoria e Paloma, uma investiga e a outra segue o gameplay de sobrevivência. Produzida pela Microïds, esse jogo de aventura está disponível para PC (Windows e OS X). 




Dexter: The Game (2009) - Aplicativo para iPhone, iTouch e iPad (disponível também para download no PC) de Dexter, o serial killer mais famoso das séries de TV. Os casos e os personagens são os mesmos da primeira temporada, o que agrada os fãs do Dark Passenger (Passageiro Sobrio). As decisões tomadas durante o jogo influenciam o rumo que toma e como na série, é essencial manter as aparências.



Saw II: Flesh & Blood (2010) - Continuação do primeiro, o jogo é centrado em Michael investigando a morte do seu pai, o detetive David Tapp. Em múltiplos cenários, o jogador deve salvar vítimas de armadilhas montadas pelo serial killer Jigsaw. O gameplay inclui minigames, solução de problemas e combates do tipo melee. Disponível para Xbox 360 e PS3.


Actual Crimes: Jack the Ripper (2010) 




O protagonista é um investigador que entra para a Scotland Yard alguns anos depois dos crimes de Whitechapel. É um jogo de encontrar objetos para resolver outros crimes que têm relação com os assassinatos cometidos por Jack o Estripador. Da Garmers Digital e Virtual Playground, está disponível para PSP e PS3.


Dexter: The Game 2 (2012) 




Com a mesma essência da versão anterior, Dexter investiga, coleta provas e depois mata a sua vítima seguindo o código de honra do pai. Só que neste aplicativo, o mundo é aberto, o que significa que o jogador escolhe o que vai fazer, onde e como. Mas, o objetivo continua sendo manter as aparências a qualquer custo. A Marc Ecko Entertainment desenvolveu versões para Android também. Detalhe: é dublado pelo próprio ator e produtor da série, Michael C. Hall.


Hotline Miami (2013) 




Neste jogo da Devolver Digital, o jogador é o próprio serial killer, num enredo digno de David Lynch. Os assassinatos são "encomendados" por mensagens que o protagonista recebe em diversas formas. Dividido em capítulos, este game de ação é um 2D top down (visão de cima). Está disponível para PC (Windows e OS X e Linux), PlayStation 3 e PlayStation Vita.

Esses jogos de serial killer não são recomendados para quem se impressiona facilmente e muito menos para crianças. 




Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário