14 de set. de 2013

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE DIZER PARA UM GAMER




Recentemente li um post do RarityGuide.com onde o autor explica porque se considera um gamer. Chamou minha atenção porque, ao contrário do que costuma acontecer, não impõe um check list de jogos zerados, horas jogadas, gênero, etc. Simplesmente coloca que que o gamer adota o video game como estilo de vida, é seu meio de socialização, envolvimento e engajamento dentro dessa comunidade.

Alguns gamers se sentem ofendidos quando colocados na mesma categoria de quem gosta de video games, e com um pouco de razão. Dito isso, vale lembrar que saber o conceito de tudo é fundamentalmente impossível. 

Confundir nerd com geek, fantasia com cosplay, promotor com procurador, bife à milanesa com bife lá na mesa, é humano. 

Por isso, aqui vai uma lista de 10 coisas que você não deve dizer para um gamer.



1. Eu também sou um gamer - Se você joga quando tem tempo e, pior, se seus games preferidos são Angry Birds e Super Mario Bros., saiba que você é o que eles chamam de jogador ocasional.





2. Todo gamer é nerd - Uma coisa não tem nada a ver com outra. Ser nerd, muitas vezes não é uma escolha. Ser um gamer é sempre por opção. 






3. Gamers são bitolados - Se você tem amor à vida, esse é um não com letra maiúscula. Eles também lêem jornais, livros, vão ao cinema e gostam de música clássica.





4. O gamer é antissocial - Não pense que eles ficam sozinhos no quarto dos fundos com o controle na mão, comendo Doritos. São tão sociáveis quanto você, participam e organizam festas, têm amigos fora da comunidade e gostam de conversar.




5. O gamer se acha - Pelo contrário, a maioria deles se sente discriminado e incompreendido. Mas, claro, tem alguns que se acham mesmo.





6. O gamer é esquisito - Esquisitisse não é privilégio dos gamers. Tem médico esquisito, atleta esquisito, gente esquisita é o que não falta.






7. Ai que legal! Eu adoro jogos de RPG como Call of Duty - Prepare-se para ver olhos virando. Se você não sabe a diferença entre um FPS e um RPG, melhor ficar quieto.






8. O gamer tem tendência homicida - Essa é uma das piores coisas que pode sair da sua boca. Não é porque tem um ou outro que saiu atirando para todos os lados e por acaso ficava 12 horas por dia jogando video game, que isso é verdade.





9. Ser gamer é coisa de adolescente - Muitos na comunidade consideram como gamer aqueles que conhecem consoles e jogos antigos. Não basta jogar bem, precisa ter experiência. Em certos fóruns a idade média dos participantes está entre 25 e 40 anos.




10. Gamer é viciado - Tudo bem, tem gente que é, deixa até de comer para zerar um jogo. Mas, para ser considerado um viciado, é necessário falta de controle. O gamer viaja, namora e trabalha sem sofrer tremedeiras e pirar total.




Se você já cometeu alguma das gafes acima, não se culpe tanto. Pelo menos agora sabe o que não dizer. 



Por Tsu  Matsubara


8 comentários:

  1. Eu sei lá se eu sou gamer, quero é saber de jogar xD
    E pense numa galera que é desunida, igual aos otakus.Só por discutir qual jogo é melhor, quando falam de seus favoritos já começa o sangue xD.
    Claro que tem os que escapam desses casos =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o assunto é jogo favorito ou, pior, o melhor console, a discussão é quente mesmo. Mas, acho que isso acontece também no futebol e até na disputa entre o melhor celular.

      Excluir
  2. cara muito top seu post,
    vou publica-lo no meu blog, se tiver interesse em conferir entra la
    clubgamerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, só não esquece de dar crédito direitinho, ok? Vou entrar no seu blog.

      Excluir
  3. Ah nada a ver, tem gente que me chama de louca e tal, e também adoro arma daí todo mundo diz ''ai coitado do seu namorado'' mas nada a ver isso sabe, acho que so normal e não deixo de sair com meu namorado ou com minhas amigas por causa de jogo (só as vezes ((((ta bom amooo jogar))) ) HAHAH ta ok, foi mais ou menos brincadeira, mas realmente jogar não é TUDO pra mim, só 70% (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, é isso justamente que quis dizer. Que há um preconceito em relação ao gamer. Como disse no item 3, são pessoas como as outras, com suas predileções e vida fora dos jogos e consoles. Acho legal você fazer o que gosta e isso não faz de você uma louca, apenas alguém que sabe o que quer e sabe se agradar. Se parar para pensar, o cara que é fanático por futebol também faz isso e ninguém sai criticando. Faz muito bem se divertir com o que adora! Se todos fossem assim, o mundo teria menos rabugentos.

      Excluir
  4. Gosto de games mais n sou compreendido...Me chamaram de "sem vida"e"viciado" pq dei um cascudo no meu irmão...sabe oq ele fez?colocou biscoitos dentro do meu console ...(ele tem 11 anos)

    ResponderExcluir
  5. não concordo com o primeiro, se vc não saber gamer também trabalhar, sou um game viciado ja zerei todos os estilos de jogo que vc imaginar dos mais antigos até os atuais(jogos de console e pc), mas so jogo na minha folga, não entendi oque vc quis dizer com tempo.

    ResponderExcluir