28 de set. de 2013

10 JOGOS QUE VIRARAM LIVROS




Bons enredos merecem um romance, sejam eles vindos do cinema, do teatro ou de video games. Elaborar em cima de tramas, criando detalhes coerentes requer habilidade e criatividade. Mas, não basta ter uma estória bem construída, precisa ter muitos fãs. 

Vai aí uma lista de 10 livros que vieram de jogos famosos



1. Assassin's Creed 



A franquia da Ubisoft narra em seis jogos, a estória de três personagens em busca de vingança. Cada um, exceto o último (Assassin's Creed: Black Flag) tem um livro correspondente escrito por Oliver Bowden, pseudônimo de Anton Gill. O autor é inglês de descendência alemã e natural de Londres. Seu estilo é eclético incluindo biografias como a de Peggy Guggenhein, patrona do museu em Nova Iorque.






As mitologias grega e romana são temas explorados na literatura, cinema e jogos. God of War mistura um pouco das duas e cria uma adaptação que se tornou marca registrada da série. O primeiro deu origem ao romance de mesmo título escrito por Matthew Stover e Robert E. Varderman

Stover é mais conhecido pelos livros da série Star Wars e o prêmio Locus Award, da revista americana especializada em ficção científica. 

Vanderman também dedica seus escritos ao mesmo gênero, é ganhador do prêmio Hugo do periódico Amazing Stories. Entre seus livros mais famosos estão dois da série Star Trek: The Klingon Gambit e Mutiny on the Enterprise. 



3. Halo



Uma das franquias de mais sucesso no mundo dos jogos eletrônicos e com uma legião de fãs conhecida como Halo Nation, não podia faltar na lista. Deu origem à 13 livros de autores diferentes, todos traduzidos para o português. 

Eric Nylund é o autor de três dos títulos de Halo



4. Resident Evil



Stephani Danelle Perry (S.D. Perry) é autora dos sete livros de Resident Evil da Capcom, e de Star Trek: Deep Space Nine. Americana natural de Oregon, lançou recentemente The Summer Man.



5. Sonic: The Hedgehog



Sim, livros foram escritos sobre o personagem mais famoso da Sega. Ao todo são 21 títulos e seu maior público é o infantil, por isso alguns dos livros são interativos. Michael Teitelbaum foi autor da maioria dos títulos e, detalhe, trabalha para uma fundação levantando dados demográficos.  






Este não podia faltar. Embora esta franquia da Ubisoft tenha um dos nomes mais famosos da literatura no título, os seis livros foram escritos por David Michaels, pseudônimo de Raymond Benson que assina algumas das estórias de James Bond. Outros sucessos deste texano, ganhador do Shamus e do Edgar Awards, são EndWar, H.A.W.X e Ghost Recon. 



7. Diablo




Richard A. Knaak é autor de nove dos dez romances da série. Escritor Scy Fi, tem um conjunto de obras extenso que inclui a série Warcraft. A Blizzard Entertainment lançou este ano, Diablo III, que provavelmente será tema para mais um romance.



8. Gears of War




A inglesa Karen Traviss é ex-jornalista e autora dos cinco livros originados da série da Microsoft. Assina também quatro romances de Star Wars (incluindo A Guerra dos Clones) e dois de Halo (Glasslands e The Thursday War).



9. Doom




O primeiro jogo desta série da Bethesda foi lançado em 1993. Depois disso foram desenvolvidos outros cinco, sendo que já faz oito anos desde o último (Doom 3: Ressurection of Evil). Doom 4 está em produção e ainda não está confirmado para 2014. Os games que viraram livros desta franquia foram escritos por Dafydd ab Hugh e Brad Linaweaver

Dafydd, que antes tinha o sobrenome Friedman (mudou porque queria homenagear os ancestrais maternos), também escreveu alguns romances de Star Trek. Linaweaver é roteirista e especialista do gênero.

Doom 3: Worlds on Fire e Maelstrom foram escritos por Matthew Costello cujas obras são mais ecléticas e incluem artigos para o Los Angeles Time e Sport Illustrated.



10. StarCraft




O primeiro jogo da Blizzard surgiu em 98 e é, basicamente, de estratégia em tempo real. Os livros da franquia foram escritos por diversos autores. Dos treze romances, quatro são da autoria de Christie Golden. Os outros títulos foram escritos por Jeff Grubb (Liberty's Crusade), Gabriel Mesta (Shadow of the Xel'Naga), Tracy Hickman (Speed of Darkness), Micky Neilson (Uprising), Aaron S. Rosenberg (Queen of Blades), Graham McNeil (I, Mengsk), Keith R.A. DeCandido (Nova), Nate Kenyon (Spectres) e William C. Dietz (Heaven's Devils).


Quem disse que quem joga video game não lê?

Por Tsu  Matsubara


0 comentários:

Postar um comentário