13 de ago. de 2013

POR QUE SUPERMAN NÃO CONSEGUE FAZER SUCESSO EM VIDEO GAMES?



O Homem de Aço revitalizou Superman, explorando suas fraquezas e mostrando os anos em que vive recluso, seguindo a crença de Jonathan Kent de que o mundo nunca o compreenderia. Sem muitos diálogos, o filme revela a angústia de Clark em não saber sua origem e a solidão de não poder formar laços para esconder quem é. O diferente acabou rendendo mais de 600 milhões de dólares




A versão de Zack Snyder, que dirigiu Watchmen e 300, não tem kriptonita ou Lex Luthor e traz de volta um de seus inimigos mais importantes nas histórias em quadrinhos, Zod, como antagonista principal.


Aproveitando o filme, a DC Comics lançou Superman Unchained, uma versão mais moderna do herói em quadrinhos. Scott Snyder (sem relação de parentesco com o diretor) usou o termo unchained, que significa livre, porque não queria limites para o que poderiam criar. Pelo jeito acertaram a mão porque a primeira edição rendeu quase três milhões de reais. 

Filme, quadrinhos, o que fica faltando? Video game, é claro.

Ao contrário de outros super heróis como Batman, Wolverine, Homem Aranha e Homem de Ferro, Superman é invencível, o que acaba sendo sua maior fraqueza na hora de virar game. Como fazer um jogo em que o personagem principal não perde vidas e só tem a kriptonita para enfraquecê-lo? Pois é o que vem travando o sucesso de jogos em que o Homem de Aço é o único protagonista.


Superman 64
Superman para o Nintendo 64 foi considerado um dos piores games de seu tempo. Em 2002, Superman: Shadow of Apokolips lançado para PlayStation 2 e Game Cube também não agradou, não porque tenha sido ruim. Só era ruim comparado a outros jogos que eram lançados na mesma época como Grand Theft Auto: Vice City, Splinter Cell, The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine, Metal Gear Solid 2: Substance e por aí vai. 


Superman Shadow of Apokolips


Superman The Man of Steel Xbox
No mesmo ano, outra desenvolvedora criou Superman: The Man of Steel para Xbox. Embora contemporâneos, os jogos são bem diferentes. Além das plataformas, Shadow of Akopolips (Infogrames) é baseado em Superman: The Animated Series enquanto The Man of Steel (Circus Freak), nas histórias em quadrinhos. 




Superman Countdown to Apokolips
Em 2003 a Atari lança Superman: Countdown to Apokolips para Game Boy Advance. Mais um fracasso que recebeu nota 47 da Metacritic e foi chamado de medíocre pela IGN. 





Superman Returns

Quando o filme de Bryan Singer chega aos cinemas em 2006, o video game com o mesmo título (Superman Returns) é lançado para Nintendo DS, PlayStation 2 e Xbox 360. Os atores dublam o jogo que tem Metallo, Parasite e Bizarro como vilões. Mesmo assim não foi bem recebido, pelo menos não o suficiente para emplacar  Kal-El como sucesso de vendas na indústria de jogos eletrônicos. 





The Man of Steel app

Este ano, Man of Steel da Warner Bros saiu para tablets e celulares (IOS e Android). Custa  entre R$ 5 (celular) e R$ 10 (tablet) pelo iTunes. Só cuidado para não confundir com outros aplicativos com o mesmo nome. Você escolhe as roupas, adquire experiência e conta com várias habilidades, menos a de voar (?!).



Geoff John, diretor executivo da DC Entertainment acredita que o filme (O Homem de Aço) e os quadrinhos (Superman Unchained) colocaram ao público uma nova perspecitva do personagem e que, um bom video game é consequência que só depende de uma boa produtora. 

Tomara que sim, afinal para a criatividade não há limites e até o invencível pode tornar possível um super jogo.



Por Tsu  Matsubara


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