22 de set. de 2013

POR QUE E O QUE FAZER SE JOGOS NA PRIMEIRA PESSOA CAUSAM DORES DE CABEÇA E ENJÔO




O assunto deste post era para ser sobre Dear Esther da The Chinese Room, mas senti dores de cabeça e enjôo e tive que parar de jogar. Como essa não era a primeira vez que isso havia ocorrido (Call of Duty: Black Ops e Minecraft causaram a mesma coisa), resolvi pesquisar e ver se isso era só comigo. Para a minha surpresa, cerca de 30% das pessoas também sofrem da mesma condição, a cinetose.


O que é cinetose 


Imagem de fisioterapiacomvoce.blogspot.com


É uma doença (não é labirintite) conhecida também por mal do movimento que provoca náuseas e dores de cabeça em situações parecidas com as do simulador. O cérebro não consegue interpretar a falta de equilíbrio entre os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo. Traduzo: boi na linha entre os movimentos, o que se vê e ouve. A mensagem é de erro e portanto, o corpo reage e, muitas vezes, tenta expulsar o mal provocando vômitos. 


Cinetose e os games



Normalmente a condição é associada ao mal estar de quando estamos dentro do carro, trem, barco e simuladores. Mas, os jogos 3D e, em particular, os FPS (tiro na primeira pessoa) desencadeam os mesmo sintomas. Isso também acontece com jogos de outros gêneros, mesmo não tendo mudança de quadros tão rápida. Embora mais raros, há casos de mal estar só de assistir o outro jogar. 

Os que geram mais reclamações são das séries Call of Duty e Half Life, porém há pessoas que se queixam das dores de cabeça e náuseas quando jogam Call of Juarez e Battlefied, depende da sensibilidade de cada um. 

O PC é pior que os consoles que é pior que os portáteis. Isso por causa da distância e o tamanho da tela. 


O que acontece se continuar jogando 



Muitos dos gamers não deixam de jogar só porque sentem mal. Li sobre casos em que mesmo vomitando a cada meia hora, a pessoa volta e pega o controle de novo. Até as dores de cabeça insuportáveis só as fazem parar por alguns minutos. O problema é que depois que terminar, vai continuar passando mal assistindo TV, lendo ou trabalhando no computador (que está sendo o meu caso).

Os médicos alertam que isso pode pode piorar, principalmente se o indivíduo tem miopia, hipermetropia e astigmatismo. Além disso, o corpo começa a reagir seriamente porque acha que você não está ouvindo a mensagem do cérebro (e não está mesmo). Enxaquecas, espasmos e fatiga são algumas das consequências. 


Tem cura?



Cura, cura não tem. Mas, dá para treinar o corpo equilibrando a visão, o labirinto e o movimento. É mais fácil fazer isso no caso de viagens de carro, barco, trem, avião e cinemas 3D. 

Nos videos games é mais complicado por causa da necessidade de concentração, não dá para fixar o olhar em outro lugar a não ser na tela. Existem tratamentos, mas são de longo prazo e caros. Se isso não é problema, consulte um otorrinolaringologista e não minta para ele. Não vai conseguir melhorar a sua condição se não explicar que joga horas a fio e não quer parar. Assim, ele pode dar um diagnóstico mais preciso e alternativas mais eficazes. Às vezes você sofre de uma condição mais séria.


Como evitar

Obviamente é parar de jogar em primeira pessoa ou qualquer um que provoque essas reações. Mas, como também é verdade que isso pode ser considerado cruel e torturante, dá para diminuir o desconforto evitando danos permanentes. 


1. Fique mais distante da tela, a visão periférica vai dizer ao cérebro que você está parado. 





2. Diminua o brilho da tela se o jogo não for muito escuro como os da franquia Amnesia. Assim, a visão fica mais bem distribuída.


3. Não jogue em ambiente escuro. Aqui vale o mesmo princípio do brilho da tela.




4. Não jogue deitado. Um ângulo obtuso provoca quase a mesma sensação de quando você joga e precisa ficar de cabeça para baixo (como em certos momentos do COD).


5. Espaçamento entre as refeições e o jogo. Você não come e depois entra no simulador. A fome dá a mesma sensação.





6. Tome um remédio para náuseas. Muita atenção aqui! Consulte um médico antes!

7. Diminua o volume. Se o cérebro captar outros sons, talvez receba a mensagem que você não está lá dentro do jogo. Isso pode tirar um pouco do propósito do game, mas é melhor do que não jogar. Por isso, não use headphones.

8. Abra a janela e a porta do quarto. A ventilação ajuda quando passamos mal. 


Se você não sente nada disso, parabéns, sorte sua. Caso contrário, tome as precauções e pense que ainda existem outros gêneros de jogos. A decisão é sua, de minha parte, dou adeus aos FPS. Triste, deprimente, mas tenho certeza que vou sobreviver.

Por Tsu  Matsubara


15 comentários:

  1. Muito bom esse post, tenho o mesmo problema, tem jogos que não sinto nada, mas outros é questão de minutos, esses dias estava jogando GTA IV por muitas horas, mesmo sendo em 3º pessoa senti desconforto. Minecraft pra mim é o pior. Battlefield3 por ser um mapa mais aberto não senti muito desconforto.

    ResponderExcluir
  2. Eu passo muito mal mesmo, só de me lembrar eu já me sinto mal. O Call of Duty é o pior de todos para mim. Tive que parar de jogar.

    ResponderExcluir
  3. Baixei 10 GB pra jogar Arma 2 , e qndo vou jogar passo mal, a minha sorte é boa de mais né? ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Eita, comecei a sentir tonturas no doom. Depois no the thief , onde tinha uma sugestão de que pessoas q sofressem tonturas deveriam evitar jogar e assistir o jogo pois poderia desencadear ataques epiléticos. Deixei de jogar. Depois tentei o mdk. Dava um pouco de dor de cabeça suspendi. Fiquei no aoe2 e não tenho tonturas. Na TV com imagem muito tremida tb me da tonturas e dor de cabeça. Se eu olhar para o lado sentado em um ônibus TB me da dor de cabeça.o teste para labirintite deu negativo vou buscar orientação para a cinetose. Feito. Grabauskasma

    ResponderExcluir
  5. Eu passo muito mal com a maioria dos FPS que ja joguei. E pra ajudar eu nao tenho boa parte da visão periférica e tenho problema de visão (miopia e hipermetropia). Ja dei adeus aos FPS a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não tenha que se despedir do FPS para sempre. Existem óculos para esse problema que são usados até para quem passa mal em barcos. Veja esse link http://www.marinechandlery.com/anti-motion-sickness-sea-sickness-glasses-boarding-ring

      Excluir
  6. Isso acontece quando vou jogar Minecraft, Gta san andreas, gta V e Point Blank :c

    ResponderExcluir
  7. Acontece comigo quando logo GTA V e FPS em geral. E pior que fico uns 2 dias passando mal...

    ResponderExcluir
  8. Passo mal e fico resto do dia até hora de dormir. Nunca mais joguei com visão em primeira pessoa. Tô fugindo desse estilo. Agora só vicio em games 2d. Mais estilo estratégia com o velho Age of Empires 2. Command & Conquer. No celular meu vício é Jungle Heat, jogango a quase 2 anos. Mas meu maior prejuízo não são os games. Mas sim programas de desenho em 3d como o sketchup. Preciso muito superar isso logo. Preciso muito desenhar em 3d (ambientes e mobílias). E também o google maps. Quem tem esse problema vai tentar girar as fotos do maps em 360 graus pra trestar. Fica fussando um endereço lá pra ver por 20 minutos. Kkkk. É rir pra nao chorar amigos. Um dia tudo vai passar! Só tenho 38 aninhos. Só percebi depois dos 30 que sofro disso. Coisa de velho será? Kkkk. Abraço para colegas Cinetosianos! Sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  9. Eu passo mal vendo meu filho jogar minecraft. Fico até com pena pois ele me chama e eu não posso. tbm passo mal vendo filmes 3d, filmes com muito movimento e com aquelas luzes do carro de policia.

    ResponderExcluir
  10. Cara sou apaixonado por jogos de FPS porem tenho o mesmo problema COD, Half life, Dying Light, outlast, BF, etc esses jogos eu sempre passo mal depois de una 30 minutos jogando :( mas tem jogos que fico horas e não sinto nada como: CS 1.6, CS GO, Arma 3, Rainbow six singe, ARK e War Face. sera que tenho esse problema? e half file eh praticamente um cs 1.6 e so passo mal em um deles como pode isso.

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive dor de cabeça, na nuca e ansiá de vomito ao jogar Call of Duty e Battlefield e falava para meus amigos, eles riam "não de deboche". Jogo futebol, corrida entre outros e não sinto nada, Futebol já virei a noite jogando e fico normal. Baixei Battlefield 4 e não consigo jogar e fui procurar no Google se tem pessoas com esses sintomas, estou surpreso !

    ResponderExcluir